Bom Jardim recebeu “Uma Tonelada de Tecidos” equivalente a 103 peças

A Prefeitura de Bom Jardim, a Secretaria de Assistência Social com o CVT – Centro Vocacional Tecnológico de Confecção Industrial recebeu “Uma Tonelada de Tecidos” equivalente a 103 peças, pelo Programa Pernambuco no Batente da Secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, nesta terça feira dia 16 de agosto na Cidade do Recife.

Com esta entrega, o governo do estado cria oportunidades de geração de renda para as famílias que dependem dos programas sociais do governo federal.

São quatro tipos diferentes de tecidos: revestido com plástico; revestido em PVC; Chifon e Oxford. Eles serão usados na confecção de roupas variadas, como vestidos, blusas, bermudas, etc.

O Programa Pernambuco no Batente contempla 21 municípios com Cursos Profissionalizantes com foco na Geração de Emprego e Renda, na área têxtil estará presente em todas as Regiões do Estado nas cidades de Camaragibe, Vicência, Aliança, Barreiros, São José da Coroa Grande, Bom Jardim, Orobó, Casinhas, Agrestina, Lagoa dos Gatos, Camocim de São Félix, São Joaquim do Monte, Taquaritinga do Norte, Chã Grande, Salgueiro, Itacuruba, Solidão e Dormentes. Beneficiará cerca de 10.000 famílias. Os investimentos superam 14 milhões de reais.

Representando Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Carlos Ribeiro Júnior, Superintendente de Gestão da pasta, anunciou nesta terça-feira (16), em reunião no auditório da Fiepe,em Santo Amaro – Recife, que mais de 100 grupos produtivos de Pernambuco serão beneficiados com a doação de 50 toneladas de tecidos.

A iniciativa contempla pequenos empreendedores de associações, cooperativas e CVT -Centros de Vocação Tecnológica de municípios das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado. De acordo com Carlos Júnior, os tecidos começam a ser entregues ainda neste mês. “Vamos comunicar a todos com bastante antecedência, nossa expectativa é que em trinta dias possamos contemplar os 102 grupos produtivos selecionados”, destacou.

Um grande passo na implantação do Pernambuco no Batente no Estado. Assim foi considerada a reunião entre a entidade Organização Trajetória Mundial e os gestores municipais das 21 cidades contempladas pelo Compromisso Nacional pelo Desenvolvimento Social.

O Pernambuco no Batente - Compromisso Nacional está sendo implantado em três etapas: mobilização do público e identificação de espaços físicos; qualificação social e profissional; e produtiva com acompanhamento da inserção no mercado de trabalho.

A equipe técnica do Pernambuco no Batente visitou 21 municípios contemplados pelas ações de Inclusão Sócio produtiva do Compromisso Nacional. De um modo geral, a avaliação dos técnicos sociais foi positiva em alguns municípios. Em Chã Grande, por exemplo, as salas de aula da Escola Municipal XV de Março chamou a atenção. O local possui cadeiras adaptadas, ar-condicionado, equipamentos de audiovisual e ótima iluminação. Na cidade de Bom Jardim, a estrutura também foi bem avaliada. A qualificação social e profissional vai ser realizada no Centro Vocacional Tecnológico – de Confecção Industrial - CVT.


Neide Nascimento Coordenadora do CVT, Célio Borges Secretário de Assistência Social, o Prefeito João Lira e Monica Cabral Instrutora dos Cursos do CVT



Uma Representação dos Prefeitos dos Municípios Contemplados pelo Projeto Pernambuco no Batente.


Neide Nascimento Coordenadora do CVT de Bom Jardim, O Presidente da Associação Comercial e Industrial de Surubim (ACIASUR) George Aguiar, O Ex Prefeito de Surubim Antonio Barros representando também a (ACIASUR) e Célio Borges Secretário de Assistência Social






Convite

 Bom Jardim realiza  no  dia 25/08/2011 a "I Conferência de Políticas Públicas para Mulher" com o Tema: "MULHERES: UMA HISTÓRIA DE PROGRESSO SOCIAL E POLÍTICO."
Toda mulher tem a capacidade de pensar, sonhar e falar. Toda mulher tem direito de ser o que quiser. Toda mulher tem direito de ser ouvida e respeitada. Todas as mulheres juntas tem o poder de mudar suas vidas, sua cidade, de tornar reais seus sonhos.
É por isso que a Prefeitura de Bom Jardim através da Coordenadoria  de Políticas para Mulher e a Secretaria Municipal de Assistência Social convidam todas as bonjardinenses a participar da I Conferência Municipal de Políticas Públicas para a mulher, um espaço aberto e democrático com o objetivo de ouvir de cada uma seus desejos, interesses e propostas para uma vida melhor.
As propostas debatidas formarão o I Plano Municipal de Política para as mulheres e serão levadas as conferências estaduais e nacional, de forma que uma idéia daqui poderá se tornar uma lei lá em Brasília.
Assim a Coordenadoria de Política Pública para Mulher e a Secretaria Municipal de Assistência Social   tem a honra de compartilhar o poder de elaborar ações públicas com cada mulher do município, consciente de que a participação coletiva das mulheres podem trazer mais avanços para o município.fazer nosso município avançar ainda mais.
Estamos recebendo a Deputada Estadual Tereza Leitão , a Secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulher Cristina Maria Buarque, a Secretária da Mulher  de Caruaru Louse Caroline.

07 DE AGOSTO- 05 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA

Criada para tornar mais rigorosa a pena contra quem agride mulheres, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) completou neste domingo (7) cinco anos em vigor. Hoje, discute-se nos mais diferentes meios, sociológico, jurídico, psicossocial e na mídia , os avanços na proteção à mulher obtidos com a edição do instrumento jurídico e que obstáculos ainda serão percorridos para que a lei contemple cada vez mais as mulheres alagoanas e brasileiras vítimas de violência.

Maria da Penha Maia Fernandes hoje tem 71 anos, boa parte deles dedicados à luta pela punição do ex-marido, com quem viveu por 7 anos e com quem teve três filhos. Uma das principais personagens da luta pelos direitos da mulher, Maria da Penha dá nome à lei que protege contra a violência doméstica.

Cearense, Maria da Penha é biofarmacêutica e foi casada com o professor universitário Marco Antonio Herredia Viveros.
Em 1983, ela sofreu a primeira tentativa de assassinato, quando levou um tiro nas costas enquanto dormia. Viveros foi encontrado na cozinha, gritando por socorro, alegando que tinham sido atacados por assaltantes. Desta primeira tentativa, Maria da Penha saiu paraplégica A segunda tentativa de homicídio aconteceu meses depois, quando Viveros empurrou Maria da Penha da cadeira de rodas e tentou eletrocutá-la no chuveiro.

Fonte: http://primeiraedicao.com.br/noticia/2011/08/05/cinco-anos-da-lei-maria-da-penha-e-tema-do-educativa-em-revista